. : Introdução : .

 

Página inicial

Razões/Objectivos
Agradecimentos
Metodologia
Data execução
Amostra e erros

Conteúdo

Autor do trabalho


. : Caracterização : .

Perfil geral
Nível participação
Como vieram para hóquei

. : Tratamento inquérito : .

O que é motivação
Teorias motivação
Factores motivação global
Factores motivação jogadores mais utilizados
 

. : Vários : .

 

Sugestões para mudar
Grande sonho hoquistas
Conclusão

Anexos
 

. : Downloads : .

Texto Word
Apresentação PowerPoint (3MB)

 

 

..Análise dos factores motivacionais do Universo global dos respondentes..


 

O gosto por um desporto praticado em equipa é o factor motivacional destacado pelos jovens hoquistas portugueses que acederam a participar nesta iniciativa e responderam ao inquérito. Na verdade, trabalhar em grupo é o factor motivacional a que os respondentes atribuíram maior número de pontos (1253).
Em segundo lugar surge o conjunto de factores integrados num grupo designado de “aprender e melhorar a técnica” com uma média de 1184 pontos. Dentro deste grupo estão os seguintes factores individualizados:
-> Atingir um nível desportivo mais elevado (que aparece em 3º lugar geral com 1197 pontos)
-> Aprender novas técnicas (5º lugar com 1184 pontos)
->Melhorar as capacidades técnicas (7º com 1194 pontos)
De seguida aparece o conjunto de factores designados genericamente de “gosto pela competição”, onde surgem os seguintes factores específicos:
-> Espírito ganhador (1194 pontos – 4º lugar)
-> Entrar em competição (1175 – 6º)
-> Ultrapassar desafios (1171 – 8º)
Acima dos 1.000 pontos surgem logo de seguida o conjunto de factores integrados nos grandes grupos amizade e convívio (de que fazem parte os factores específicos estar com os amigos, fazer novas amizades e pertencer a um grupo) e manter a forma física (de que fazem parte os factores específicos, fazer exercício para manter e melhorar a forma).
De referir que os factores a que os jovens dão globalmente menos relevo são, por um lado os factores relacionados com atitudes de imodéstia (ter fama e dar nas vistas, em que se incluem o “mostrar que é melhor que os outros” ou “ter prestígio”) e por outro aos factores relacionados com aspectos de recompensas materiais, nomeadamente a “motivação” (ou melhor, a atracção) do dinheiro. Este aparece mesmo no 28º lugar, entre 31 factores colocados à apreciação.
Na senda de outros trabalhos no mesmo âmbito, confirma-se a secundarização deste factor, também pelos jovens hoquistas, aliás em sintonia com a teoria de Kohn A.

Refere o autor de “pay is not a motivator” que: “Na aplicação dos sistemas de recompensas (extra) subestima-se demasiado a motivação intrínseca. Normalmente uma pessoa ficará tanto mais satisfeita, quanto mais dinheiro receber. Mas, qualquer incentivo, ou sistema, em que o desempenho extraordinário seja pago, tem como consequência a diminuição do entusiasmo das pessoas nesse trabalho. Uma pessoa motivada não trabalha com o objectivo de receber essas importâncias (valores materiais), mas sobretudo por gostar do que está a fazer. As recompensas não criam um envolvimento duradouro, apenas alteram temporariamente o que fazemos”.

É habitual distinguir-se dois tipos de recompensas:
• Intrínsecas: relacionadas com o prazer em desempenhar a função/actividade/tarefa, prazer de vencer (desafio a que nos submetemos) , adequação da sua conduta à sua consciência, etc.
• Extrínsecas: ordenado, prémios pontuais, promoções, outras recompensas materiais, reconhecimento, (verbal ou escrito, de treinadores, directores, colegas e público), etc.
No domínio das recompensas materiais surge, no presente estudo, em primeiro lugar (16º geral) sorteios disciplina (a título de exemplo era referida a possibilidade dos jovens contemplados acompanharem a selecção num jogo. Mas haverá concerteza outras sugestões, na mesma ordem de ideias, que pelos vistos são atractivas). Seguem-se as tradicionais recompensas materiais simbólicas como as medalhas, as taças e as utilitárias ofertas de equipamentos.

Carregue em cima da imagem para ver maior..

 


Copyright 2004. Site Desenhado por Hugo Guedelha. Todos direitos Reservados.